Amor

Se você ainda não experimentou essas 7 coisas, não é realmente amor - ainda

7 fases da paixão, de acordo com a Dra. Helen Fisher

O amor romântico é tão antigo quanto o próprio tempo e há muito tempo é considerado domínio de filósofos e poetas.

Afinal, provoca ondas de euforia e tormento que parecem desabar à menor provocação, desafiando toda razão ou lógica. Tende a se manifestar exatamente no momento em que não estamos procurando por ele, e muitas vezes a pessoa por quem nos apaixonamos faz muito pouco sentido para nossos amigos e parentes.

Ainda assim, como tantos outros elementos do universo que antes pareciam aleatórios e misteriosos, a ciência recentemente nos deu uma grande compreensão dos estágios que cruzamos durante o processo de nos apaixonar.

Aqui estão 7 estágios de amor que você provavelmente experimentará ao se apaixonar por alguém:

1. Início

O início é o momento em que determinada pessoa começa a adquirir um significado totalmente novo em sua vida. Pode ser alguém que você conhece há anos ou que conheceu há apenas algumas horas. De qualquer forma, você começa a se concentrar intensamente naquela pessoa - uma característica conhecido como saliência para cientistas.

Parabéns! Quer você quisesse ou não, você deu início ao primeiro estágio do processo de se apaixonar.

2. Pensamento Intrusivo

O próximo estágio ocorre quando pensamentos sobre o seu amor começam a invadir sua mente. Você repete fragmentos de conversa, lembra exatamente o que ele estava vestindo uma noite ou pensa com carinho no sorriso dela. Você se pergunta o que ele pensaria do livro que você está lendo ou qual poderia ser o conselho dela sobre o seu problema com seu chefe. Cada reunião com sua amada, seja planejada ou casual, torna-se um evento importante, digno de revisão contínua.

No início, esses pensamentos intrusivos surgem apenas ocasionalmente. À medida que você avança nesse estágio, porém, eles se tornam obsessivos. Na verdade, as pessoas tendem a gastar 85 a 100% do tempo pensando na pessoa por quem estão se apaixonando. Na maioria dos casos, a vida real continua normalmente, com os pensamentos formando um pano de fundo agradável para as tarefas da vida diária.

Às vezes, porém, as pessoas neste estágio se distraem e têm dificuldade para se concentrar no trabalho ou na escola.

RELACIONADO: 4 coisas que enganam sua mente para pensar que é amor à primeira vista

3. Cristalização

Às vezes, diz-se que os apaixonados idealizam sua pessoa amada, mas a ciência mostra que isso é incorreto. Em vez disso, o terceiro estágio da paixão é conhecido como cristalização. É quando você começa a desenvolver uma imagem clara não só dos pontos fortes do seu amor, mas também dos defeitos dele. Em vez de uma figura etérea, sua amada está se tornando uma pessoa completa e real em sua mente.

Ainda assim, apesar de conhecer seus defeitos, há uma tendência de rejeitá-los ou mesmo vê-los como peculiaridades encantadoras.

4. Desejo, esperança e incerteza

Desejo, esperança e incerteza andam de mãos dadas com a cristalização. Agora que você tem uma imagem clara de quem é sua amada, você está dominado pelo desejo de um relacionamento.

Tudo o que acontece entre vocês se torna repleto de significado emocional - a menor abertura positiva se torna a prova de que seu amor é correspondido, enquanto a menor rejeição se torna motivo para desespero.

A ansiedade da separação e a determinação de superar quaisquer obstáculos ao seu amor fazem parte desta fase.

RELACIONADO: 7 perguntas que você deve fazer se quiser um amor que dure para toda a vida

5. Hipomania

poemas curtos mais sexy

Em algum momento, você provavelmente começará a experimentar o que os cientistas chamam de hipomania. Este é o fluxo de energia que faz com que pareça que você precisa de pouca comida ou sono.

No entanto, também tende a surgir em reações nervosas como rubor, tremor, constrangimento físico, gagueira, suor e batimento cardíaco acelerado ou acelerado.

6. Ciúme e motivação intensa

Aqueles que avançaram no caminho do amor tendem a experimentar uma forte motivação para conquistar seu interesse amoroso. Ciúme e comportamentos irracionais - conhecidos como 'companheiro guardando' e projetado para alertar outros parceiros em potencial para longe de sua amada - são comuns durante esta fase.

O medo da rejeição e uma sensação avassaladora de saudade também tendem a aparecer neste momento.