Sexo

Por que o sexo causa apego emocional

casal íntimo na cama

O que sexo e apego emocional têm a ver um com o outro?

Se você já se sentiu amado depois do sexo, não está sozinho. O sexo pode ser uma expressão de amor e uma forma de criar amor.

jogos assustadores do pijama

Você pode, então, se perguntar ... Por que o sexo causa apego emocional?

A resposta não é simples e clara.

RELACIONADO: 11 maneiras de desenvolver uma forte intimidade emocional que perdura por muito tempo após o término da fase da lua de mel

Existem 3 conexões possíveis entre sexo e apego emocional.

1. Hormônios.

Muitas vezes apelidado de 'hormônio do amor ou carinho', a oxitocina é o hormônio responsável pela conexão e ligação . É liberado através do toque - tanto do tipo não sexual quanto sexual.

E por causa disso, sexo - mesmo com um completo estranho - pode levar a sentimentos de apego e conexão desde o início.

Porém, para que isso aconteça, o sexo tem que ser satisfatório . Uma experiência ou sexo desagradável com o qual não consentimos não é igual a apego.

E mesmo que nos divertíssemos, a oxitocina não significa automaticamente que nos ligamos e formamos um apego emocional.

Em meu trabalho como terapeuta sexual e treinadora sexual, descobri que muitos fenômenos sexuais e de relacionamento estão profundamente enraizados na psicologia e na cultura.

E esses fatores podem desempenhar um papel maior ao examinar a conexão entre sexo e apego emocional.

2. Cultura.

A cultura ocidental tem um grande foco em relacionamentos românticos , especialmente o tipo monogâmico.

Falamos sobre encontrar 'aquele', guardar sexo para o casamento, e que sexo é melhor quando existe um apego emocional.

legendas do instagram do irmão

Mesmo quando se explica sexo para crianças, é referido como uma atividade que faz parte de um relacionamento romântico ou casamento.

Simplificando, nossa cultura fala sobre sexo como parte do amor. Talvez esta seja uma das razões pelas quais o sexo pode causar apego emocional - é o que esperamos.

Sentimentos de prazer e satisfação depois de um bom sexo às vezes podem ser confundidos com algo mais profundo, possivelmente considerado um sinal de verdadeira conexão e compatibilidade geral, em vez de apenas compatibilidade sexual.

Por sua vez, isso pode nos levar a investir tempo em um relacionamento recém-descoberto, estimulando-nos a conhecer a outra pessoa e a explorar oportunidades para criar um vínculo duradouro.

3. Psicologia.

Existem 237 razões para fazermos sexo , de acordo com um estudo da Universidade do Texas em Austin.

Uma delas é expressar o amor que sentimos por alguém. Outra é chegar perto de alguém para formar uma conexão emocional e experimentar proximidade.

O sexo oferece uma maneira de se conectar com outra pessoa e pode ajudá-lo a sentir essa intimidade emocional (bem como a desfrutar do prazer sexual juntos).

Portanto, não apenas nossa cultura espera que o sexo leve a um apego, mas também pode ser usado como um meio de formar um apego emocional.

o que significa ver um sapo

Mas, além do ato sexual em si, há outras coisas que frequentemente fazemos que podem estimular uma conexão emocional.

Abraçando ou deitando juntos depois do sexo pode levar a um clima mais amoroso. De certa forma, esse abraço íntimo pode parecer ainda mais vulnerável e criador de apego do que o próprio sexo.

Há algo de especial em apenas segurar alguém e ser abraçado, mesmo que você não os conheça muito bem.

RELACIONADO: Como criar intimidade emocional e ter um sexo melhor com seu parceiro

O sexo nem sempre causa apego emocional.

É importante lembrar que sexo e amor não são a mesma coisa. A experiência do sexo pode certamente ser digna da expressão 'fazer amor', mas o sexo nem sempre tem a ver com uma conexão profunda.

Às vezes, o sexo é mais uma atividade divertida, uma forma de liberar o estresse, saciar a atração instantânea ou um forte apetite sexual. Entre, sexo casual.

Sexo casual e apego emocional.

Muitas pessoas fazem sexo que não leva a um vínculo duradouro - ou mesmo a uma segunda experiência sexual juntos.

No entanto, isso não significa que o sexo casual seja vazio de emoções. Experimentamos muitos sentimentos durante um namoro.

Somos todos diferentes!

O sexo pode ser o início de uma conexão emocional profundamente arraigada e as razões para essa extensão de cultura, psicologia e biologia.

Se você aprendeu que o sexo leva ao apego, você pode estar à espreita subconsciente em busca de sinais disso e se esforçar para transformar os relacionamentos sexuais em românticos.

leve-o de volta

Dos 237 motivos pelos quais fazemos sexo, um deles é para formar um vínculo emocional e nos aproximar.

O sexo libera oxitocina, o 'hormônio do amor', que é responsável pela união e pode explicar por que nos sentimos apegados depois do sexo.

A questão é, porém - quer o sexo leve ou não ao apego - não há certo ou errado aqui.

Nossos relacionamentos com sexo variam dependendo de quem somos.

Para alguns, o sexo leva ao amor. Para outros, não, ou apenas ocasionalmente.

Como acontece com a maioria dos fenômenos sexuais, sentir-se próximo depois do sexo não é apenas uma coisa biológica e evolutiva. Também depende de quem você é, do sexo que está fazendo e do significado que atribui ao sexo.

Como é para você?