Entretenimento e notícias

Menina sequestrada pela mãe é finalmente encontrada após 6 anos, mas alguns estão do lado da mãe - 'Você não pode sequestrar alguém que você deu à luz'

Foto: Netflix, Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas, Departamento de Polícia de Asheville  'Unsolved Mysteries' logo

Certamente não é o final que todos esperavam, mas felizmente é feliz - após seis anos de busca, um pai de Illinois se reencontrou com sua filha, Kayla Unbehaun, de 15 anos, após seu desaparecimento em 2017 após uma viagem com sua mãe Heather Unbehaun.

O resgate de Kayla Unbehaun gerou um debate online sobre se os pais devem enfrentar acusações pelo sequestro parental de seus próprios filhos.

Apesar de percepções sobre abdução e a maneira como nossa mídia tende a retratar o problema, crianças sendo sequestradas por estranhos é extremamente rara—abduções não familiares representam apenas 1% de sequestros de acordo com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas.

Entre todos os tipos de sequestro, os sequestros por membros da família são os mais comuns, com o sequestro parental constituindo a maior parte desses casos de longe de acordo com o FBI . Assim como no caso de Kayla Unbehaun, que foi sequestrada por sua mãe Heather Unbehaun, pais sem custódia são os sequestradores mais comuns . No entanto, a história de Kayla levou alguns pais a ficar do lado de Heather Unbehaun.

Kayla Unbehaun foi supostamente sequestrada por sua mãe Heather em 2017.

Kayla foi dada como desaparecida em 2017 por seu pai Ryan Iserka depois que ela e sua mãe Heather não voltaram de um acampamento.

Ryan Iserka de Elgin, Illinois foi concedida a custódia total de sua filha de nove anos, Kayla, na época, depois que sua mãe, Heather Unbehaun, não cumpriu ordens judiciais anteriores relacionadas à disputa de custódia. O acordo de custódia permitia que Heather visitas supervisionadas enquanto Kayla morava com Iserka, sua esposa e suas duas filhas.

sinais de que um espírito está tentando chamar sua atenção

Iserka concordou em permitir que Kayla fosse acampar com Heather durante o feriado de 4 de julho de 2017. Mas quando ele foi para a casa de Unbehaun em Wheaton, Illinois, no horário combinado em 5 de julho de 2017 para buscar Kayla, não havia sinal de qualquer um deles.

Em uma página do GoFundMe , ele montou, Iserka revelou que Unbehaun alegou ter pulado uma audiência de custódia um mês antes, em 7 de junho de 2017. Temendo o pior, ele imediatamente denunciou Kayla como vítima de sequestro parental e logo depois descobriu que Heather havia deletado toda a sua presença online e desligue o telefone dela. Seu advogado também não tinha notícias dela há semanas.

Kayla Unbehaun foi encontrada depois que um funcionário de uma loja da Carolina do Norte a viu em 'Unsolved Mysteries' da Netflix.

A história da descoberta de Kayla é verdadeiramente notável. Ela foi encontrada depois que o gerente de uma loja de roupas Plato's Closet em Asheville, Carolina do Norte, relatou à polícia local que ela havia localizado a menina, agora com 15 anos.

O gerente foi alertado sobre a presença de Kayla por um funcionário que a reconheceu de um episódio de 'Unsolved Mysteries' da Netflix, centrado no sequestro dos pais. Mas a única presença de Kayla no episódio foi uma breve aparição de sua foto em uma montagem de fotos processadas por idade de crianças sequestradas.

Foi o suficiente para avisar a funcionária, porém, que também percebeu que ela conheceu Kayla desde a infância. Kayla foi denunciada à polícia, que observou como era notável que Heather Unbehaun tivesse conseguido não deixar nenhuma 'migalha de pão tecnológica' que levaria as autoridades até ela antes.

sonhar com cachorros

Após o relatório do funcionário do Plato's Closet, Heather Unbehaun foi imediatamente presa e mantida sob fiança de $ 250.000, que ela postou desde então. Ela agora enfrenta acusações de sequestro de crianças.

Alguns online questionaram se Heather Unbehaun deveria ser acusada de sequestro por levar seu próprio filho.

A história de Kayla Unbehaun deixou muitos surpresos, e muitos comemoraram que ela logo se reunirá com seu pai. Mas alguns online expressaram indignação com o fato de uma mãe levar sua filhinha ser considerada um sequestro.

'Essa é a mãe dela', escreveu uma pessoa no TikTok. 'você não pode sequestrar alguém que você deu à luz.' Outros achavam que Unbehaun devia ter seus motivos para sequestrar sua filha. 'Talvez meu pressentimento esteja errado, mas sinto que a mãe estava tentando protegê-la?'

Outros achavam que se Kayla estivesse realmente em perigo, ela teria sido encontrada antes. 'Muitas mães passam por problemas de custódia... não somando.'

anjo uriel cor

Claro, essas tomadas não fazem muito sentido, e muitos comentaristas recuaram afirmando o óbvio. 'Todo mundo está dizendo que as mães não podem sequestrar seus filhos', escreveu um usuário, 'vocês obviamente havia um MOTIVO [Unbehaun] só tinha VISITAÇÃO!'

Fãs do podcast sobre crimes reais 'The Vanished,' que se concentra em abduções, também apontou detalhes que o podcast revelou sobre o que supostamente estava por trás da batalha pela custódia de Iserka e Unbehaun. 'A mãe estava se tornando muito perigosa e o pai só assumiu a custódia para protegê-la medicamente', escreveu um fã, 'ele queria a guarda compartilhada'.

Independentemente do que alguns online pensam, rapto parental é muito real e problema inquietantemente comum. O Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas diz que mais de 200.000 crianças são sequestradas por um membro da família a cada ano, embora a organização aponte que dezenas de crianças desaparecidas nunca são relatadas.

Apesar da prevalência do problema, a boa notícia é que a grande maioria das crianças raptadas são recuperadas vivas hoje em dia devido aos avanços tecnológicos. Felizmente, mesmo que levasse seis anos, Kayla Unbehaun é um deles.