Auto

Se você adora usar este aplicativo de mídia social, é (quase) definitivamente um narcisista

Se você adora usar este aplicativo de mídia social,Parceiro

Por: Joshua A. Krisch

Quando você rola pelo feed de notícias do Facebook, o que você realmente está procurando?

Enquanto muitos de nós estamos aparentemente lá para as atualizações, outros vêm e ficam para os gostos. Isso é perfeitamente natural. A aprovação é uma coisa maravilhosa. E o desejo por isso pode ser uma ferramenta de diagnóstico poderosa.

Um estudo publicado na Frontiers in Psychology sugere que o narcisismo pode prever o quanto gostamos do Facebook.

Se você está se perguntando como identificar um narcisista ou procurando sinais de narcisismo em você ou em outra pessoa, avaliar o quanto você ou eles usam o Facebook é um ótimo lugar para começar.

A mídia social e a saúde mental geralmente andam de mãos dadas e, ao olhar para essa relação, você poderá ver os efeitos da mídia social nos traços de personalidade narcisistas e vice-versa.

22 significado espiritual

RELACIONADO: 12 selfies que basicamente dizem ao mundo que você é um narcisista

Os pesquisadores descobriram que os alunos com narcisismo adaptativo - altos níveis de auto-estima sem sintomas clinicamente preocupantes - relatam que gostam muito mais das redes sociais do que os não narcisistas e os narcisistas patológicos desadaptativos.

Em uma palavra: quanto mais alta for sua auto-estima, maior será a probabilidade de você amar as mídias sociais.

“Um grande número de estudos demonstrou que pessoas narcisistas usam sites de redes sociais (SNS) com mais frequência e extensão do que pessoas não narcisistas.

Mas poucos estudos examinaram se os narcisistas realmente gostam de usar o SNS ', escrevem os autores. 'A resposta depende do grau de adaptabilidade do narcisismo de um indivíduo em particular ... narcisismo adaptativo e mal-adaptativo, prever experiências afetivas SNS melhores e piores, respectivamente.'

O narcisismo é geralmente caracterizado por auto-importância, percepção de singularidade, direito e exibicionismo.

Antes do surgimento da mídia social, havia locais limitados para narcisistas. Mas agora, selfies e telefones celulares deram a todos uma plataforma - e os narcisistas participam impunemente.

Estudos anteriores mostraram que os narcisistas são muito mais ativos nas redes sociais do que a população em geral. Mas eles gostam de mídias sociais ou estão simplesmente presos ao exibicionismo?

encontrando penas

RELACIONADO: 4 traços narcisistas incomuns, mas assustadores, que muitas vezes passam despercebidos

Para responder a essa pergunta, os autores do estudo atual entrevistaram cerca de 700 estudantes universitários na China. Eles perguntaram sobre seus hábitos de mídia social e aplicaram um questionário que testa traços narcisistas saudáveis ​​(adaptativos) e não saudáveis ​​(desadaptativos).

“Nossa hipótese é que o narcisismo adaptativo prediz experiências afetivas SNS melhores, enquanto o narcisismo mal-adaptativo prediz experiências afetivas SNS piores”, escrevem os autores.

Os resultados apóiam essa hipótese. Alunos com traços de personalidade narcisistas saudáveis ​​(altos níveis de auto-importância e exibicionismo, mas não o tipo de coisa que prejudica sua qualidade de vida) eram muito mais propensos a relatar que gostam de mídias sociais.

mbti e zodíaco

E aqueles com narcisismo doentio e traços de personalidade negativos relataram o oposto - eles usaram as redes sociais para se exibir e não gostaram muito disso.

Existem algumas advertências para este estudo, a mais notável é que o estudo estabeleceu uma correlação entre as diferentes facetas do narcisismo e da experiência de mídia social, mas não pode demonstrar causalidade.

Outra limitação importante é que a linha entre o narcisismo “adaptativo” e “não adaptativo” é confusa, na melhor das hipóteses, e há uma sobreposição preocupante entre as duas condições.

“Embora o narcisismo adaptativo e o não adaptativo sejam distintos um do outro em muitos aspectos, as pontuações de suas medidas revelaram uma correlação média”, admitem os autores.

Apesar de tudo, os resultados continuam fascinantes porque levantam a possibilidade de que o bem-estar de um narcisista possa estar vinculado ao uso da mídia social por essa pessoa. 'É evidente que o narcisismo adaptativo e desadaptativo são relevantes para o bem-estar emocional online e offline', concluem os autores.

'Dada a ligação potencial entre a experiência afetiva do SNS e o bem-estar psicológico offline, nossos resultados sugeriram que qualquer benefício do SNS para o bem-estar psicológico de usuários narcisistas também pode depender da adaptabilidade de seus traços de personalidade.'