Mix Matinal

Em seu juramento, Jon Ossoff usou uma Bíblia Hebraica de um aliado da MLK cuja sinagoga foi bombardeada por supremacistas brancos

Com cópias dos manifestos centenários das viagens de seus bisavós à Ilha Ellis no bolso do terno , Jon Ossoff na quarta-feira agarrou uma Bíblia hebraica que era igualmente rica em história quando ele foi jurado como o primeiro senador judeu da Geórgia.

Ele já pertenceu ao Rabino Jacob Rothschild, um aliado de Martin Luther King Jr. e líder do Templo da Congregação Benevolente Hebraica de Atlanta, a sinagoga mais antiga da cidade e um lar para ativismo pelos direitos civis que foi bombardeado por supremacistas brancos na década de 1950.

Mais do que apenas reconhecer a vitória de Ossoff de quebrar barreiras, sua escolha de uma Bíblia hebraica fala sobre os laços cruciais entre as comunidades judaica e negra em Atlanta que tornaram o momento possível.

A história continua abaixo do anúncio

É uma honra especial ter a Bíblia do Rabino Rothschild trazida para a câmara do Senado e, de alguma forma, homenagear o trabalho que ele fez com o Dr. King para tornar este mundo melhor, Rabino Peter S. Berg, o rabino sênior do Templo, disse ao The Washington Post.

oração de proteção de luz branca

Para cerimônias de juramento, os políticos costumam escolher textos religiosos com significado pessoal ou ideológico. Na quarta-feira, o presidente Biden usou uma Bíblia que está em sua família desde 1893, inscrito com datas notáveis quando foi usado. Seu filho Beau, que morreu de câncer no cérebro em 2015, usou a mesma Bíblia quando prestou juramento como procurador-geral de Delaware.

Ossoff, 33, que cumpriu seu bar mitzvah na sinagoga, disse que escolheu esta Bíblia Hebraica porque significava mais do que apenas reconhecer seu judaísmo e a rica história da sinagoga em justiça social.

melhor mesa de maquiagem
A história do anúncio continua abaixo do anúncio

É também sobre a necessidade de reanimar o espírito do movimento dos direitos civis e construir alianças para aprovar uma legislação de direitos civis histórica, disse Ossoff o Atlanta Journal-Constitution , que primeiro relatou a história de fundo da Bíblia Hebraica em sua cerimônia de juramento.

Rothschild, que liderou o Templo de 1946 a 1973, quando morreu repentinamente de ataque cardíaco aos 62 anos, foi um defensor declarado da justiça racial durante uma era de forte divisão racial em Atlanta. Mas a tensão apenas o deixou mais determinado a falar abertamente, disse Berg.

Durante o movimento pelos direitos civis, o Rabino Rothschild foi fundamental na busca por justiça racial e integração, disse Berg. E ele deu sermão após sermão sobre a causa.

A história continua abaixo do anúncio

A condenação aberta de Rothschild às leis de Jim Crow e à desigualdade racial atraiu a ira dos supremacistas brancos. Em 12 de outubro de 1958, um grupo que se autodenominava Confederate Underground posicionou uma bomba feita de 50 bananas de dinamite perto da entrada da sinagoga, causando uma explosão que danificou gravemente partes do edifício, embora o santuário tenha ficado praticamente ileso. Não houve mortes ou ferimentos.

propriedade irmãos religião

O ato explícito de anti-semitismo chocou os líderes locais, fazendo com que os negócios, a mídia e a elite política de Atlanta se unissem em apoio à sinagoga. Ninguém jamais foi acusado do bombardeio.

Nos anos seguintes ao incidente, Rothschild fez amizade com King. Em 1964, depois que King ganhou o Prêmio Nobel da Paz por sua liderança durante o movimento pelos direitos civis, Rothschild apelou aos resistentes empresários em Atlanta para homenagear King com um banquete em sua cidade natal.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

O rabino Rothschild, junto com alguns ministros, foi fundamental para trabalhar com a Coca-Cola, a maior empresa [em Atlanta], para convencer o resto da comunidade empresarial de que tínhamos a sagrada obrigação de homenagear o Dr. King por receber o Prêmio Nobel da Paz e pelo trabalho que fez, disse Berg.

O banquete se tornou o maior encontro integrado em Atlanta, de acordo com Berg. Após o assassinato de King em 1968, Rothschild foi escolhido por seus colegas para fazer um elogio em um serviço memorial organizado pelo clero de Atlanta.

De muitas maneiras, a campanha de sucesso de Ossoff foi possível por causa do caminho estabelecido por Rothschild - que envolveu uma forte aliança entre as comunidades negra e judaica da Geórgia.

citações engraçadas de foda
A história continua abaixo do anúncio

Ossoff também trabalhou em estreita colaboração com líderes dos direitos civis, como o falecido congressista da Geórgia, John Lewis, que o orientou por 17 anos, disse Jake Best, porta-voz do senador. Ossoff venceu o segundo turno no início deste mês contra o republicano David Perdue, em grande parte graças ao comparecimento recorde de eleitores negros.

Propaganda

O congressista Lewis incutiu em Ossoff a convicção de lutar por justiça e direitos humanos, bem como um profundo compromisso com o vínculo histórico entre o povo judeu e a comunidade negra, disse Best em um comunicado ao The Post.

Em sua entrevista para o Journal-Constitution, Ossoff acrescentou que a história de Rothschild pode servir como um exemplo para legisladores sobre a importância de pessoas de diferentes credos trabalharem juntas.

A aliança entre negros e judeus no movimento pelos direitos civis é um modelo do que podemos alcançar quando continuarmos a construir a coalizão multirracial e multigeracional que estamos construindo agora, disse ele.