Auto

Os diferentes tipos de emoções humanas básicas explicadas

casal brincalhão

Compreender suas emoções e ser capaz de identificá-las no momento presente é uma ferramenta essencial para criar relacionamentos felizes que prosperam e resistem ao teste do tempo.

Nos relacionamentos, todos nós queremos nos sentir compreendidos tanto quanto queremos entender os outros. Saber o que estamos sentindo e sermos capazes de comunicá-lo com precisão enquanto estiver presente e ter compaixão pelo que os outros estão sentindo ajuda a criar uma conexão profunda.

Quais são os diferentes tipos de emoções humanas básicas?

A resposta depende de quem você pergunta e qual teoria você acredita que faz mais sentido.

Como seres humanos que compartilham um mundo juntos, estamos sempre buscando entender melhor uns aos outros e como podemos nos dar melhor. Na busca de respostas para perguntas tão importantes, muitos pesquisadores, sociólogos e psicólogos têm debatido a ideia de se existe ou não uma lista de emoções humanas universais e expressões faciais relacionadas. Embora ler expressões faciais seja parte do quebra-cabeça, na verdade não acerta o alvo ao criar compreensão e conexão autêntica, deixando de fora fatores-chave como linguagem corporal e tom de voz, mas mais sobre isso abaixo.

Em seu artigo, 'As expressões faciais de emoção reconhecidas universalmente,' Cole Calistra dá uma história geral da pesquisa, observando que, em 1872, Charles Darwin escreveu: 'As expressões faciais são universais, não aprendidas de maneira diferente em cada cultura.'

Desde aquela época, duas teorias centrais da emoção humana dominaram a conversa:

• Lista de 6 emoções humanas como categorias do Dr. Paul Eckman.
  • A roda das emoções do Dr. Robert Plutchik (com 8 emoções primárias no centro).

RELACIONADO: 10 emoções estranhas que você provavelmente experimentou (mas não tinha um nome para)

Lista de 6 emoções humanas básicas de Eckman

Em 1960, o psicólogo Paul Eckman identificou esta lista de seis emoções humanas centrais ou primárias diferentes que ele acreditava serem universais:

1. Alegria (ou felicidade)

A expressão facial de alegria é caracterizada pela elevação dos cantos da boca em um sorriso óbvio, acompanhada pelo aperto das pálpebras.

2. Surpresa

A expressão facial de surpresa é caracterizada por sobrancelhas arqueadas, olhos bem abertos com o branco do olho exposto e a mandíbula ligeiramente aberta.

3. Tristeza

A expressão facial de tristeza é caracterizada por cantos da boca abaixados, sobrancelhas abaixando o canto interno dos olhos e pálpebras caídas.

em citações de amor

4. Raiva

A expressão facial para raiva é caracterizada por sobrancelhas franzidas, lábios firmes e olhos esbugalhados.

5. Nojo

A expressão facial de nojo é caracterizada por lábio superior levantado, ponte do nariz enrugada e bochechas levantadas.

6. Medo

A expressão facial de medo é caracterizada pelas pálpebras superiores levantadas, olhos bem abertos e lábios esticados de um lado para o outro.

Desprezo

Desprezo , caracterizado por metade de um lábio superior contraído e a cabeça ligeiramente inclinada para trás, às vezes é considerada a sétima emoção humana universal, com Eckman acrescentando-a à sua lista de emoções na década de 1990.

Foto: Getty

RELACIONADO: Compreender essas 6 emoções pode mudar a maneira como você cuida de si mesmo

Roda das Emoções de Plutchik

Em 1980, o psicólogo Paul Plutchik expandiu o conceito de Eckman, criando o que ele chamou a roda das emoções . Com base no conceito de uma roda de cores, Plutchick acreditava que havia 8 emoções primárias (como a cor primária), que podiam ser misturadas, diluídas ou intensificadas para criar diferentes tons e nuances.

Foto: Wikipedia / Domínio Público

símbolo cardeal da pessoa amada

As 8 emoções básicas na roda das emoções de Plutchik:

1. Alegria

Emoção oposta: Tristeza

2. Raiva

Emoção oposta: Medo

3. Confiança

Emoção oposta: Nojo

4. Surpresa

Emoção oposta: Antecipação

5. Tristeza

Emoção oposta: Alegria

6. Medo

Emoção oposta: Raiva

7. Nojo

Emoção oposta: Confiar

8. Antecipação

Emoção oposta: Surpresa

Ambas as teorias sustentam que certas expressões faciais são universalmente interpretadas como indicativas de emoções específicas.

A lista de 22 emoções humanas secundárias listadas na roda de Plutchik são:

1. Êxtase
  2. Admiração