Entretenimento E Notícias

A acusação de assassinato de terceiro grau de Derek Chauvin na morte de George Floyd reintegrado: aqui está o porquê e o que isso significa

Derek Chauvin e George Floydescritor

O julgamento de Derek Chauvin em a morte de George Floyd começou calmamente com seleção do júri na última terça-feira, 9 de março.

pássaro pousando no significado do carro

Agora foi anunciado que não apenas o ex-policial de Minneapolis enfrentará acusações de homicídio involuntário de segundo grau e homicídio culposo, mas o juiz distrital do condado de Hennepin, Peter Cahill, restabeleceu a acusação de homicídio de terceiro grau ele havia bloqueado em outubro, dizendo que não acreditava que pudesse ser aplicado neste caso.

Chauvin se declara inocente de todas as três acusações que agora enfrenta.

Por que o assassinato de terceiro grau foi reintegrado e o que isso significa?

Cahill rejeitou a acusação de assassinato em terceiro grau quando foi emitida pela primeira vez contra Chauvin nos dias após a morte de Floyd em 25 de maio de 2020, dizendo que a lei de Minnesota 'exige prova de que a conduta de alguém era' eminentemente perigosa para os outros ', não apenas para Floyd . '

No entanto, uma decisão no não relacionado caso contra o policial de Minneapolis Mohamed Noor , que foi considerado culpado de assassinato de terceiro grau no tiro fatal de Justine Ruszczy enquanto respondia a uma ligação para o 911, abriu um novo precedente.

RELACIONADO: Quem é Kellie Chauvin? Mulher de Derek Chauvin busca o divórcio após sua prisão pelo assassinato de George Floyd

Posteriormente, um recurso foi apresentado pelo procurador-geral de Minnesota, Keith Ellison. A moção foi aceita e o juiz Peter Cahill recebeu ordem de restabelecer a acusação anteriormente liberada.

O tribunal distrital (ou seja, Cahill), 'errou ao concluir que não estava sujeito aos princípios da lei estabelecidos em Noor e ao negar a moção do estado para restabelecer a acusação de homicídio em terceiro grau com base nisso', escreveu o Tribunal de Apelação Juíza Michelle Larkin em nome de um painel de três juízes.

'Portanto, revogamos a ordem do tribunal distrital e mandamos que o tribunal distrital reconsidere a moção do estado para restabelecer a acusação de homicídio em terceiro grau à luz da opinião precedente deste tribunal em Noor.'

Esta terceira acusação contra Chauvin está sendo amplamente vista como uma pequena vitória para a promotoria, que agora terá mais caminhos para a condenação disponíveis.

É também mais um sinal para o público em geral e para a aplicação da lei de que o movimento para responsabilizar os policiais por atos de brutalidade e abusos de poder não será mais tolerado ou tratado levianamente.

'A acusação de homicídio de terceiro grau, além de homicídio culposo e crime, reflete a gravidade das acusações contra Chauvin', disse Ellison, o advogado de acusação no caso, em um comunicado.

RELACIONADO: Separados e desiguais: por que precisamos defundir a polícia e investir em comunidades negras

Minnesota é um dos apenas três estados dos EUA que definem assassinatos de terceiro grau em sua lei. Os outros dois estados são Flórida e Pensilvânia.

De acordo com o estatuto de Minnesota , assassinato em terceiro grau, também conhecido como assassinato em terceiro grau, é definido como morte não intencional causada por um ato 'eminentemente perigoso para os outros e evidenciando uma mente depravada, sem consideração pela vida humana'.

O estatuto exato é o seguinte:

provérbios de citações inter-raciais

'(a) Quem, sem intenção de efetuar a morte de qualquer pessoa, causa a morte de outra perpetrando um ato eminentemente perigoso para os outros e evidenciando uma mente depravada, sem consideração pela vida humana, é culpado de homicídio em terceiro grau e pode ser condenado a pena de prisão não superior a 25 anos.

'(b) Quem quer que, sem intenção de causar a morte, proximamente cause a morte de um ser humano, direta ou indiretamente, vendendo, doando, trocando, entregando, trocando, distribuindo ou administrando uma substância controlada classificada no Anexo I ou II, é culpado de homicídio em terceiro grau e pode ser condenado a pena de prisão não superior a 25 anos ou ao pagamento de multa não superior a $ 40.000, ou ambos. '

No apelo para ter a acusação restabelecida, foi argumentado que Chauvin não tinha consideração pela vida de Floyd quando ele se ajoelhou em seu pescoço por um longo período de tempo, mesmo quando Floyd declarou explicitamente que não conseguia respirar.

Sob esta acusação, Chauvin pode ser condenado a até 25 anos de prisão.

Essa acusação se juntará às duas outras acusações de homicídio não intencional e homicídio culposo em segundo grau, que acarretam em 40 e 10 anos de prisão, respectivamente.