Amor

Deixei o Islã e me converti ao judaísmo - por amor

Foto: IVASHstudio / Shutterstock

Como dito para Marisa Belger

Foi durante meu segundo mês de faculdade de medicina – quando eu estava matando aula de anatomia – que conheci Ron. Nós nos unimos por causa de nossa aversão mútua pelo assunto, e eu senti que tínhamos uma conexão instantânea.

Durante essa primeira conversa, também acabamos discutindo nossas origens. Ron, eu aprendi, era judeu-israelense. Eu era iraniano-muçulmano.

Nós rapidamente se apaixonou .

Ron propôs um ano e meio, e planejamos um casamento judaico-persa — onde bebemos vinho, fizemos leituras em hebraico e deixamos meus parentes moer açúcar sobre nós para adicionar doçura ao casamento (de acordo com a tradição iraniana/persa) .

A conversa de conversão para o judaísmo

Seis meses depois de nos casarmos, começamos a discutir a ideia de conversão . Ron e eu fomos criados em lares seculares, e ele se sentia conectado ao judaísmo em um nível cultural, e não religioso.

Eu, por outro lado, nunca me senti realmente ligado ao Islã. Eu acredito no casamento gay, e Eu acredito que uma mulher pode fazer qualquer coisa que um homem pode fazer . Não acho que haja muito espaço no Islã para pontos de vista liberais (ou mesmo moderados).

Com o judaísmo, senti que ainda havia uma maneira de ser progressista. Embora Ron tenha me dito no início que ele não precisar mudar de religião, decidi que queria me converter — por amor e pela família que criaríamos.

Ron e eu estávamos indo para a faculdade de medicina em Nova Orleans, então conversamos com um rabino sobre o processo e começamos a frequentar os cultos em um templo reformista. No começo, achei o compromisso tedioso. Eu estava no meu terceiro (e mais difícil) ano de escola e tinha muito trabalho a fazer. Agora eu também tinha que participar de aulas de conversão todas as noites e cultos sexta e sábado - além disso, eu estava grávida!

cardeais assinam do céu

Grávida e pronta

Inicialmente, houve momentos em que eu não sabia se poderia lidar com tudo. Mas à medida que me adaptava à minha agenda agitada, minhas aulas de conversão se tornaram um retiro, de certa forma, das exigências do dia-a-dia da escola e da vida. Eles estavam aterrando. É interessante. Quando eu estava grávida de oito meses, eu me sentia pronta para me converter.

Mas o furacão Katrina interveio.

Tivemos que nos mudar para Houston. E minha cerimônia de conversão, que teria ocorrido na frente de nossa congregação, acabou sendo bastante particular: apenas eu, Ron, dois amigos judeus muito bons, o rabino e o cantor de Nova Orleans.

Eu me senti muito conectado a cada pessoa na sala. Eu já tinha viajado tanto nessa jornada: faculdade de medicina, casamento, gravidez, o furacão. E todas essas pessoas tinham vindo para outra cidade, outra Estado , para testemunhar a minha conversão.

Primeiro, veio o micvê - o banho ritual . Despi-me, mergulhei na água e rezei. Foi muito sereno – só eu e minha amiga Natalie na sala juntos. Aí eu tentei sair, só que eu estava tão grávida que ela teve que me ajudar! (E é claro, esqueci uma toalha, então Ron correu para a Target.) Depois do meu banho, o rabino me abençoou. Foi um momento tão importante: me senti tão aliviado por finalmente poder me chamar de judeu.

'Você não é bem-vindo aqui'

Apesar de ter encontrado minha religião, no começo foi difícil me encaixar. Ron e eu nos mudamos para Los Angeles, onde há muitos judeus iranianos. Mas eles nasceram assim e geralmente não aprovam os convertidos. Fui a um site judaico iraniano e perguntei a um rabino se eu seria aceito. Porque eu não mantenho kosher e era um judeu reformado, ele disse que eu não era bem-vindo lá.

Foi um tapa na cara.

No começo, fiquei com raiva e desapontado, mas percebi que não me converti para aceitação – ou para me juntar a algum tipo de clube . Eu me converti para meu próprio desenvolvimento espiritual (e de minha família). O mais importante foi e é sentimento como se eu fosse judeu .

Sentindo-se aceito

E encontramos uma sinagoga que me faz sentir assim: tem rabinas e enfatiza a comunidade e a educação continuada. Isso foi essencial para mim. Estudar a Torá é um trabalho para toda a vida, e estou pronto para isso, agora que Eu tenho um senso de lugar para mim... e minha família.