Amor

Como se abrir emocionalmente em um relacionamento

Foto: goodluz/Shutterstock   como se abrir em um relacionamento

Para muitos de nós, sendo vulnerável em um relacionamento pode ser assustador.

medo de intimidade é a principal razão pela qual as pessoas não se abrem, emocionalmente, com outra pessoa. Mas não é uma sentença de prisão perpétua - você pode aprender a se abrir com as pessoas, mesmo em relacionamentos românticos (onde às vezes pode ser um desafio ainda maior).

Eu defino intimidade como sentir-se seguro com outra pessoa quando você expõe quem você é para ela. A intimidade envolve proteger seu ente querido em vez de explorar suas vulnerabilidades.

Existe uma enorme variedade de emoções e comportamentos que aumentam a intimidade ou o aprofundamento de seu relacionamento. Seus próprios sentimentos são a chave para descobrir quais comportamentos de construção de intimidade funcionarão para você.

Se você quer um mais próximo, mais profundo e mais emocionalmente seguro relacionamento, tome a decisão de identificar seus sentimentos e compartilhá-los com seu parceiro.

Aprender a expressar emoções o ajudará em todos os relacionamentos que você tiver na vida - e o ajudará em seus relacionamentos íntimos por toda a vida.

Como se abrir emocionalmente em um relacionamento

1. Identifique seus sentimentos.

Você coloca o dedo o que você está sentindo tornando-se consciente dos movimentos e sensações do seu corpo.

Você está sentindo um aperto no peito? Seu coração dói? Você está sorrindo ou franzindo a testa?

Depois de perceber a sensação do seu corpo, você pode identificar o sentimento associado a ele.

Você pode encontrar muitos termos para descrever seus sentimentos por meio de uma rápida pesquisa no Google. Pesquise 'palavras de sentimento' e escolha uma lista de termos com os quais você se identifica. Mantenha um rastreador emocional e anote as palavras quatro ou cinco vezes por dia.

Documente o que você está sentindo no café da manhã, almoço, jantar e na hora de dormir por uma semana e procure tendências ou padrões.

2. Fale sobre seus sentimentos.

Depois de identificar seus sentimentos, você pode optar por compartilhá-los com seu principal interesse amoroso ou parceiro. Se isso é novidade para você, você vai se sentir desconfortável, o que é normal.

Quanto mais você pratica compartilhar seus sentimentos, mais natural parecerá.

Você sempre tem a opção de não compartilhar seus sentimentos. Ao reter seus sentimentos, você escolhe limitar o nível de intimidade entre você e seu parceiro. Seu parceiro não pode conhecer o verdadeiro você, a menos que você o deixe entrar em seu mundo, abrindo-se.

pássaro voando para o significado da janela

3. Ouça seu parceiro.

Compartilhar seus sentimentos é o ponto de partida. Você também pode optar por ouvir os sentimentos de seu parceiro.

Isso pode ser um desafio se você não tiver feito isso antes.

Você vai querer dar toda a sua atenção. Ouvir o seu parceiro não é o momento para multitarefa (jogar um videogame enquanto assiste à TV e tentar ouvir o seu parceiro ao mesmo tempo não funcionará bem).

Desligue a tecnologia e mantenha contato visual com seu parceiro. Ouça para entender os sentimentos do seu parceiro.

4. Valide os sentimentos um do outro.

Quando crianças, você pode ter recebido a mensagem de que não é bom sentir.

Você foi dito 'pare de chorar ou eu vou te dar algo para chorar?' Frases como essa invalidam a capacidade da criança de definir sua própria experiência e sentimentos.

Validar sentimentos ajuda a pessoa a confiar em suas próprias emoções.

Regra de ouro: ouça e repita os sentimentos de seu parceiro com suas próprias palavras, expressando que você entendeu o que ouviu. Pergunte ao seu parceiro se ele quer conselhos ou ideias para resolver problemas. Esteja pronto para eles dizerem não.

5. Espere cometer erros.

Aprenda com seus erros relacionais.

Cada erro emocional ou comportamental é uma oportunidade de aprender mais sobre você e seu parceiro. Aprender sobre os sentimentos um do outro é o caminho para desenvolver sua inteligência emocional.

Quanto mais você aprende, mais profunda se torna sua intimidade relacional.

Aprender a seguir esses passos vai abalar seu mundo e pode realmente expandir sua felicidade.

A solidão que você está sentindo agora será substituída por segurança, ternura e uma nova proximidade entre você e seu parceiro.

Sentir-se emocionalmente conectado também terá um efeito incrível em seu relacionamento físico. As recompensas de se abrir para outra pessoa são profundas.

A vulnerabilidade é a chave para a intimidade emocional. Compartilhar seus sentimentos mais íntimos e ser aceito é uma necessidade humana básica e pode ser incrivelmente curadora. Depois de decidir se abrir em seu relacionamento e se esforçar, as recompensas são ilimitadas.