Auto

Como fazer a meditação diária funcionar – mesmo nos horários mais frenéticos

Foto: Maria Markevich /Shutterstock.com

Crescendo na Índia em uma família não religiosa, presumi que todos praticavam ioga e meditação todas as manhãs. Meu pai fazia sua ioga e prānāyāma (trabalho de respiração yogue) seguido de alguns minutos de meditação.

Meu irmão e eu ainda seguimos esse hábito infantil meio século depois. Para nós, ioga e meditação são como escovar os dentes e limpar a língua. Você apenas faz isso e não pensa muito sobre isso.

fortuna fraca esposa

Quando você não escova os dentes, sua boca se sente de uma certa maneira e você sabe que o mundo pode esperar e você não deveria ter deixado de escovar os dentes e então você vai fazê-lo.

Para os meditadores, a vida é assim.

O mundo pode esperar. Precisamos meditar. Mas se você luta para ter uma prática de meditação , aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a estabelecer o hábito.

Tudo pode ser meditação

Meu professor, o Mestre Zen Thây Thich Nhat Hanh, diz que “tudo pode ser meditação”. prática de meditação . Tudo que você precisa fazer é permanecer atento.

Quando você está lavando a louça, se você estiver atento e totalmente presente com a louça, a água, o sabão, o espaço ao seu redor, sua respiração, seu corpo, suas mãos enquanto manuseiam a louça, seus pés no chão, isso é meditação.

Você pode fazer isso imediatamente? Talvez não! Mas, sim, como cada aspecto de sua vida que você dominou ao longo do tempo, você também pode dominar a meditação.

Tudo o que você precisa é de uma escolha, seguida de uma decisão e, em seguida, seguir.

Você se lembra do tempo em que você era novo em algo que você é bom agora? Com o tempo você construiu uma prática enquanto ganhava confiança lado a lado. Quanto mais você coloca nele, mais você ganha dele.

Da mesma forma, com a meditação de lavar a louça, enquanto você permanece atento, você dominará essa arte da meditação de lavar a louça. Thây até nos pediu para fazer meditação de ônibus enquanto andávamos de ônibus.

Lembre-se de “wax-on-wax-off” no filme Karate Kid? Enquanto se depilava, o garoto estava dominando os movimentos da forma de karatê do Sr. Miyagi.

Da mesma forma, ao se envolver em algo tão mundano quanto lavar a louça, você pode estar meditando, simplesmente permanecendo atento.

O que é atenção plena?

Qualquer coisa que você faça na vida pode ser meditação quando você faz isso conscientemente. Isso dá origem à questão, o que é atenção plena ? Em pāli, a língua falada na época do Buda, a palavra para mindfulness é Sati, que é derivada da palavra Smriti, em sânscrito.

Smriti significa lembrar ou estar ciente de quem você é, onde você está, totalmente engajado na tarefa em mãos e ciente de seu aqui e agora. Quando você está nesse estado de atenção plena, você está em meditação.

Para obter esse nível de maestria, você precisa se sentar em sua almofada por sete a dez minutos, de preferência vinte minutos duas vezes ao dia, no mesmo local todos os dias. Em ordem de cair no estado de atenção plena assim que você se sentar para meditar, você deve fazer qualquer uma das quatro formas de movimento corporal a seguir por um mínimo de vinte minutos e um máximo de noventa.

homem mesquinho yasmine

Yoga, Tai-Chi, Chi-Gong ou cantar versos sagrados com o movimento do corpo fará com que seu corpo fique alinhado com sua mente e consciência. Quando você está sentindo totalmente seu corpo, é um ótimo momento para meditar por um período que se adapte à sua agenda.

Quando você se senta para meditar após vinte minutos de movimento consciente do corpo, você pode cair em uma mentalidade meditativa quase instantaneamente.

O que é meditação consciente?

Seu corpo existe em quatro estados: sentado, em pé, deitado ou em movimento. Em cada um desses estados, você pode permanecer atento. Enquanto seu corpo existe em qualquer um desses estados, se você estiver ciente disso, isso é chamado de meditação da atenção plena. Quando sua mente está ciente do estado em que seu corpo está, isso é atenção plena, isso é meditação.

Você pode dar um passo adiante. Por um minuto a cada hora, pare tudo o que estiver fazendo. E, simplesmente inspire devagar e profundamente para contar até quatro, prenda a respiração contando até dois, expire devagar e profundamente para contar até quatro e faça uma pausa para contar até dois. Faça este ciclo contando até quatro, e isso é um minuto de meditação.

Se você está acordado por dezesseis horas, então você meditou por dezesseis minutos em um dia. Agora, isso não é brilhante?

Keya Murthy, M.S., trabalha como Hipnoterapeuta Clínico, Coach de Vida Espiritual e Praticante de Medicina Energética na Centro de Cura Ventura . Ela é uma autora best-seller internacional nº 1 na Amazon e escreveu onze livros. Sua última oferta é O livro sobre a felicidade: como ter paz e estabilidade para a mãe que trabalha