Desgosto

8 maneiras abusivas que um sociopata narcisista (ou narcopata) o prende

8 maneiras abusivas de um sociopata narcisista te prender

Se você esteve em um relacionamento abusivo, há uma boa chance de que a pessoa que abusou de você fosse um narcisista ou um sociopata, ou ambos. Um sociopata narcisista (ou narcopata) é o que você pode chamar de uma pessoa que tem traços narcisistas e sociopatas - e é um tipo de pessoa realmente perigoso.

O que os torna tão insidiosos é que eles sabem como machucar suas vítimas e como manter suas vítimas por perto.

orações de anjos por cura

Aqui estão algumas das coisas mais comuns que os sociopatas narcisistas usam para torturar e controlar suas vítimas, e por que você deve pagar fiança quando você observe-os em seu relacionamento .

RELACIONADO: Existem 3 tipos de narcisistas - Veja como identificar cada um

1. Chantagem emocional

Esta tática de abuso basicamente aproveita o fato de você ter uma consciência. Eles o culparão sempre que você se defender, farão com que se sinta péssimo por recusá-los e, basicamente, dirão que, se você gostasse deles, faria o que eles dissessem.

Os narcopatas adoram usar isso porque vai fazer você pensar que é o bandido, mesmo quando você não fez nada de errado - e isso torna mais fácil para eles culpá-lo por seus erros.

2. Isolamento

Já percebeu como a maioria pessoas em relacionamentos abusivos tendem a se fechar para os amigos ? Isso ocorre porque os narcopatas odeiam pessoas positivas na vida de suas vítimas porque isso os faz se sentir mais fortalecidos.

Pessoas com poder têm a força necessária para enfrentar os narcopatas, e os narcopatas não gostam disso. Sua solução? Forçá-lo a excluir seus amigos de sua vida. Se você mesmo não exclui as pessoas, elas podem chegar ao ponto de manchar seu nome para que outras pessoas o excluam por você.

3. Iluminação a gás

Gaslighting é uma tática isso tem tudo a ver com fazer você se sentir louco. É quando eles insistem que coisas que aconteceram não aconteceram.

Eles também podem fazer você questionar se você realmente é tão educado em um assunto quanto pensa que é, como uma forma de minar ainda mais sua confiança em sua sanidade. Quanto menos você confia que é são, mais confia neles, que é o que eles querem.

4. Minando sua confiança

Os narcopatas pretendem minar sua auto-estima por meio de elogios indiretos, críticas e golpes sutis. O motivo pelo qual fazem isso é porque isso os faz sentir-se bem consigo mesmos e torna você mais fácil de controlar. Afinal, pessoas com baixa auto-estima têm menos probabilidade de deixar seus parceiros.

RELACIONADO: Como um narcisista pensa (Aviso: é uma bagunça)

5. Retirada do afeto

Os narcopatas têm tudo a ver com controlar as pessoas e aumentar sua auto-estima a qualquer custo. Se eles souberem que você os ama, ocasionalmente apenas retirarão seu afeto apenas para fazer você se contorcer. A abstinência do afeto também pode ser usada como punição por se recusar a fazer o que um narcopata lhe diz para fazer.

6. Lovebombing

O que deixa a maioria das pessoas viciadas em narcisistas em primeiro lugar é a bomba amorosa, uma tática que consiste em atrair alguém para um relacionamento com eles. Lovebombing tem tudo a ver com fazer uma pessoa se sentir especial e feliz, e então torná-la dependente de seu afeto. Cuidado se alguém for carinhoso demais rápido demais - muitas vezes é um sinal de que eles estão bombardeando você .

7. Triangulação

Se há uma coisa pela qual os narcopatas são famosos, é colocar as pessoas umas contra as outras para manter o controle sobre alguém. Eles podem inventar triângulos amorosos que não existem ou tentar ativamente fazer com que as pessoas competam por eles.

Eles também podem começar a usar outras pessoas para 'atacar' você quando você tentar deixá-los. Por exemplo, eles podem tentar fazer com que os membros da família o convençam a ficar se acharem que você vai deixá-los.

8. Usando ameaças ou violência física

Os narcopatas usam ameaças e violência física para conseguir o que querem, mas, na maioria das vezes, é o último recurso. A necessidade de controle é o que os faz fazer isso, não 'porque eles amam você'.

Se você está sofrendo violência doméstica, não está sozinho.

Relatórios da National Domestic Violence Hotline que aproximadamente 24 pessoas por minuto são vítimas de estupro, violência física ou perseguição por um parceiro íntimo nos EUA. Mais de 12 milhões de mulheres e homens ao longo do ano sofrem com casos de violência doméstica e abuso.

A experiência de violência doméstica pode acontecer a qualquer pessoa e não é um reflexo de quem você é.

A National Domestic Violence Hotline define violência doméstica, violência doméstica ou abuso de relacionamento como um 'padrão de comportamento usado por um parceiro para manter o poder e o controle sobre outra pessoa em um relacionamento íntimo'. Qualquer pessoa de qualquer raça, idade, orientação sexual, religião ou gênero pode sofrer violência doméstica. De acordo com o NDVH, cerca de 3 em cada 10 mulheres e 1 em cada 10 homens nos EUA sofreram estupro, violência física e / ou perseguição de um parceiro.

Morte de Matthew Wong

Se você ou alguém que você conhece está sofrendo de violência doméstica ou violência, existem recursos para obter ajuda.

Existem maneiras de pedir ajuda da forma mais segura possível. Para obter mais informações, recursos, aconselhamento jurídico e links relevantes visite a Linha Direta Nacional de Violência Doméstica . Para qualquer pessoa que esteja lutando contra a violência doméstica, ligue para a Linha Direta Nacional de Violência Doméstica no telefone 1-800-799-SAFE (7233). Se você não conseguir falar com segurança, envie uma mensagem de texto com LOVEIS para 1-866-331-9474 ou faça login em thehotline.org.