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7 efeitos colaterais do colágeno estranhos e prejudiciais que você precisa conhecer

7 efeitos colaterais problemáticos do colágeno + como ingeri-lo com segurança para colher os benefícios

Parece que você não consegue passar por um corredor da loja ou notar um anúncio pop-up em seu computador que não prega sobre os muitos benefícios do colágeno. Quer seja ingerindo ou aplicando topicamente, os produtos de colágeno são a próxima grande novidade quando se trata de cosméticos e do mundo da beleza.

Para aqueles que não sabem o que é, 'o colágeno é o principal proteína fibrosa insolúvel na matriz extracelular e no tecido conjuntivo. ' Isso apenas quer dizer que é superimportante em nosso tecido conjuntivo, como ossos, ligamentos e cartilagem.

O uso mais comum de suplementos de colágeno é para melhorar a pele. Um dos vários estudos feito mostrou que mulheres que tomaram 2,5-5 gramas de colágeno por 8 semanas mostraram menos ressecamento e mais elasticidade em sua pele do que seus pares controlados.



Outro estudo provou que o suplemento pode ser usado para melhorar o crescimento do cabelo e das unhas , enquanto outros mostraram que ajuda a reduzir dores nas articulações e saúde geral das articulações. Um benefício particular do colágeno é que ele provavelmente não fará você ganhar peso porque a proteína pode fazer você se sentir satisfeito .

Com esses tipos de benefícios para a saúde Para tomar o suplemento de proteína, não é de admirar que adicionar mais colágeno à sua rotina seja a tendência mais recente.

Os efeitos colaterais do colágeno podem ser intensos - Então, por que as pessoas fazem isso?

O colágeno é uma proteína que nosso corpo produz até certo ponto que cria uma pele firme, flexível e firme, e quase parece que usá-lo seria o equivalente a encontrar a fonte da juventude.

Este novo ingrediente básico parece bom demais para ser verdade. Então, conversamos com nutricionistas e profissionais médicos sobre as implicações para a saúde de tomar ou aplicar colágeno em nossos corpos.

Continue lendo enquanto examinamos os potenciais efeitos colaterais do colágeno que podem acontecer na próxima vez que você experimentá-lo. No entanto, alguns efeitos colaterais podem ser prejudiciais ao seu corpo, portanto, consulte o seu médico antes de adicionar qualquer tipo de suplemento ao seu dia-a-dia.

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1. O colágeno pode ter possíveis implicações na saúde intestinal.

De acordo com Meghan Lyle, MPH, Dietitian, Nutricionista e Arivale Coach , 'Embora os peptídeos de colágeno estejam na moda agora, os benefícios de seu uso ainda estão em estudo. Em alguns ensaios clínicos, também foram relatados alguns efeitos colaterais.

Em vários estudos, efeitos colaterais gastrointestinais foram observados com o uso de suplementos de colágeno: alguns pacientes notam constipação quando começam a incluir peptídeos de colágeno como parte de seu regime de suplementos. Outros notam, embora mais raramente, uma redução no apetite. É sempre melhor falar com seu médico ao adicionar novos suplementos ao seu regime, especialmente em um esforço para evitar interações medicamentosas. '

2. Algumas pessoas são sensíveis à proteína de colágeno.

Embora muitos tenham obtido sucesso com o colágeno, há outros que podem não ter tanta sorte.

o que 11:22 significa

'Algumas pessoas são sensíveis ao ácido glutâmico livre na proteína de colágeno e podem ter leves dores de cabeça ou ter dificuldade para dormir quando consomem muito ou tomam colágeno muito perto da hora de dormir', diz nutricionista registrada Pamela Schoenfeld , MS RD LDN.

3. Pode causar cálculos renais.

Um grande efeito colateral do colágeno nos rins é a possibilidade de desenvolver cálculos renais.

De acordo com Schoenfeld, “se uma pessoa tem histórico de cálculos renais de oxalato de cálcio, é uma boa ideia ir devagar ao adicionar colágeno à dieta, começando com não mais do que 5-6 gramas por dia (cerca de 1 colher de sopa).

Um dos aminoácidos em que o colágeno é rico, a hidroxiprolina, pode ser convertido em oxalato e excretado pelos rins na urina. Sob as circunstâncias certas, isso poderia provocar a formação de uma pedra nos rins. Sempre beba bastante água ao adicionar colágeno à dieta. '

Pode levar uma surra nos rins, mas raramente há efeitos colaterais do colágeno no fígado. Então, sim?

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4. Beber colágeno diariamente pode aumentar os níveis de cálcio.

E não aumenta os níveis de cálcio de maneira positiva. Em vez disso, o colágeno pode levar à hipercalcemia.

Dr. Samuel Malloy, diretor médico do Dr. Felix, diz , 'Você pode não notar se seus níveis de cálcio aumentam; no entanto, se o cálcio estiver muito alto, você pode sentir prisão de ventre, fadiga, náuseas, vômitos e dores nos ossos. Este efeito colateral ocorre porque muitos comprimidos de colágeno contêm produtos de fontes marinhas com alto teor de cálcio - ou seja, frutos do mar. Se sentir este efeito colateral, você pode considerar tomar um produto alternativo de colágeno. '

Portanto, tomar colágeno pode fazer você se sentir nojento, quase como se você estivesse doente devido a esse efeito colateral. No entanto, essa reação difere de pessoa para pessoa, portanto, fique atento a como se sente ao tomar o suplemento.

5. Pode causar reações alérgicas.

“Os efeitos colaterais mais arriscados de qualquer tratamento são geralmente reações alérgicas”, avisa o Dr. Malloy.

“Os suplementos de colágeno ou produtos para a pele podem produzir uma reação alérgica que pode, em casos raros, ser fatal. Os sintomas de uma reação alérgica incluem coceira ou formigamento na boca ou área da pele onde o colágeno é aplicado, inchaço da língua ou da pele, respiração ofegante, dor abdominal, náusea e / ou vômito. Se sentir algum destes sintomas, deve parar de tomar / usar colagénio imediatamente e consultar um médico. '

6. O colágeno pode fazer você se sentir deprimido.

Um dos piores efeitos da suplementação de colágeno é que ela pode prejudicar o seu humor.

Adicionar proteína de colágeno extra ao seu regime pode levar a um déficit de triptofano. Uma diminuição no triptofano fará com que seus níveis de serotonina diminuam, o que pode levar a uma sensação de nervosismo, irritabilidade, ansiedade e depressão. Isso é especialmente importante observar se você já sofre de um transtorno de humor .

7. Você pode estar desperdiçando seu dinheiro.

Médico e cofundador da Vous Vitamins, Arielle Levitan M.D. , diz que pode ser melhor economizar seu dinheiro e esconder sua carteira quando se trata de suplementação de colágeno. Por quê? “Não há pesquisas científicas que sugiram que isso realmente ajude a reparar esses tecidos”, diz ela.

“Em vez disso, é mais provável que você esteja tomando uma série de ingredientes desconhecidos e não testados. Esses produtos não são regulamentados pelo FDA e seus conteúdos são questionáveis ​​em termos de eficácia e efeitos colaterais potenciais. Em minha opinião, tomar um multivitamínico personalizado com os nutrientes certos voltados para sua dieta, estilo de vida e preocupações com a saúde tem muito mais probabilidade de fornecer os nutrientes que são os verdadeiros blocos de construção desses tecidos.

Por exemplo, a vitamina C é comprovadamente um nutriente necessário para ajudar seu corpo a realmente criar seu próprio colágeno. Isso, além da vitamina D (também conhecido por desempenhar um papel fundamental em facilitar a construção dessas partes do corpo), e a biotina é provavelmente uma maneira mais eficaz de dar ao seu corpo o que ele precisa para manter e reconstruir tecidos danificados, como a pele, ossos, cartilagem e cabelo. '

Além disso, se você estiver tomando colágeno hidrolisado ou hidrolisado de colágeno (quando a proteína é quebrada em pequenas partículas), há uma boa chance de que a maioria dos aminoácidos seja perdida no processo digestivo.

Se os efeitos colaterais do colágeno o estão impedindo, existem maneiras naturais de estimular sua produção saudável.

O corpo produz seu próprio colágeno, mas por volta dos 35 anos essa produção começa a diminuir e os sinais de envelhecimento começam a aparecer. Notícias tristes, de fato.

ele está com ciúmes?

Embora seja bom para o nosso corpo aumentar a produção natural de colágeno, é justo desejar suplementos dietéticos funcionaria para nossos corpos. Mas há esperança. Em vez de sentar e observar as rugas se instalando, você pode alimentar seu corpo com o colágeno que está faltando (uma forma mais natural).

O colágeno não é uma proteína completa porque carece do aminoácido essencial triptofano de que nosso corpo precisa para produzir nossas próprias proteínas. Deve ser consumido junto com outra fonte de proteína, como laticínios, carnes / aves, ovos ou proteínas vegetais de alta qualidade, como legumes.

É importante (se decidir seguir em frente e tomar um suplemento de colágeno) que seja proveniente de animais alimentados com capim ou orgânicos. 'Teoricamente, o colágeno poderia acumular um certo tipo de pesticida comumente aplicado aos grãos que são usados ​​na alimentação do gado', diz Schoenfeld.

Outra opção? Caldo de osso . Caldo ósseo de alta qualidade é, de longe, uma das melhores fontes de colágeno tipo II, pois contém grandes quantidades de colágeno 'biodisponível'.

'' Biodisponível 'significa a quantidade de um nutriente que é absorvida e usada pelo corpo. Estudos demonstraram que o colágeno biodisponível pode, com o tempo, melhorar a densidade do colágeno na pele ', aconselha Delaney Lightel, que trabalha com Disposições genuínas .

'Isso irá restaurar uma aparência mais suave e jovem no rosto e em todo o corpo. Uma xícara de caldo de osso por dia é tudo o que é necessário para fornecer colágeno ao seu corpo. E enquanto muitas pessoas apenas tomam um gole puro (e é delicioso), você pode usar caldo de osso em praticamente qualquer receita que use água, incluindo coquetéis (acredite ou não).