Família

7 coisas para NUNCA dizer a uma mãe adolescente (tipo, nunca)

As mães adolescentes já ouviram o suficiente

Embora eu estivesse tirando ótimas notas, estivesse envolvido em muitas atividades extracurriculares e tivesse acabado de ser aceito na faculdade, aconteceu. Fiquei grávida aos 17 anos.

Quando aquelas duas linhas rosa apareceram no teste de gravidez, dando o resultado 'positivo' que eu temia, fui instantaneamente tomada pelo medo. Não tanto porque eu ia ter um bebê, mas porque tinha medo do estigma associado à gravidez na adolescência. Eu sabia que as pessoas nunca mais me tratariam da mesma maneira.

Eu me preocupava que meus pais, irmãos, amigos, professores - todos - se esquecessem da garota com um futuro brilhante e não vissem nada mas uma mãe adolescente que desperdiçou seu potencial. Para ser honesto, recebi um pouco dessa resposta no início. Mas com o tempo, aqueles mais próximos de mim se transformaram em meu sistema de apoio. Agora tenho 34 anos, dois diplomas universitários e uma carreira estável. Meu filho tem 16 anos e tenho orgulho de informar que estamos indo muito bem.

1111 e amor

Isso não quer dizer que foi fácil. Além dos desafios práticos que tive de superar, também ouvi muitas coisas horríveis e críticas de pessoas - assistentes sociais, pediatras, professores, completos estranhos, até mesmo pessoas que pensei serem minhas amigas - que abalaram minha confiança ou quebraram meu coração. Levei tudo que eu tinha para não desanimar e continuar trabalhando duro para construir uma vida boa para mim e meu filho.

Ser uma mãe adolescente não equivale automaticamente a ser um fracasso. Portanto, falando nisso, aqui está um pequeno PSA de uma mãe que já foi adolescente que espera que isso poupe os jovens pais de alguns julgamentos injustos e comentários mesquinhos. Ser mãe já é difícil o suficiente. Vamos acabar com a vergonha, vamos?

Aqui estão sete coisas que você não deve dizer a uma mãe adolescente:

1. 'Uau, você é tão jovem.'

Acredite em mim, ela sabe. Não há realmente nenhuma razão para afirmar o óbvio. Dizer isso só a fará se sentir mais constrangida e inadequada do que já se sente. E, francamente, é simplesmente rude. Você não diria, 'Nossa, você está velho' para uma mãe de 40 anos, certo?

2. 'Seus pais não te ensinaram sobre sexo ? '

locais de vórtice de cura

Sei que alguns podem discordar de mim neste ponto, mas culpar os pais pela gravidez de sua filha adolescente é injusto, independentemente de eles terem lhe ensinado sobre sexo. Nem tudo pode ser atribuído a 'bons pais' ou 'péssimos pais'. Mesmo uma adolescente que teve 'conversas' com os pais e fez sexo na escola pode engravidar. Eu fiz.

3. 'Essa criança vai arruinar sua vida.'

Que coisa horrível de se dizer. Para uma adolescente (mesmo para muitas mulheres adultas), saber que está grávida já é assustador. Mas essa frase, uma coisa fácil de acreditar em uma mãe angustiada, pode plantar uma semente tóxica que pode causar sérios danos no futuro.

O comentário não apenas inspira medo do futuro, mas quando a vida inevitavelmente fica mais difícil, é mais provável que ela culpe seu filho inocente pelas dificuldades, o que é simplesmente trágico. Odeio admitir que tive alguns desses momentos em momentos de fraqueza, quando estava apenas procurando algo para culpar. Não é uma coisa simples de apagar da sua psique.

o que o anjo número 999 significa

4. 'Você poderia ter feito um aborto ou dado ele / ela para adoção.'

Sim, é verdade. Mas, eu não fiz. Eu escolhi a maternidade. Nunca entendi se as pessoas diziam isso para fornecer uma 'visão' ou algum tipo de 'solução' para minha difícil situação, mas sempre achei um pouco insultuoso. Mesmo além do debate pró-vida / pró-escolha, escolher ser mãe é uma decisão muito pessoal e profunda. Quando engravidei, sabia quais eram as minhas opções. Eu escolhi aquele que eu sabia ser o certo para mim.

5. 'Você deu um mau exemplo.'

Vergonha desnecessária. Fazê-la se sentir mal consigo mesma não vai ajudar ninguém.

6. 'Você não sabe cuidar de si mesmo, muito menos de uma criança.'

rihanna está grávida

De forma alguma estou tolerando ser um pai adolescente, mas que mãe ou pai pela primeira vez, adulto ou não, realmente sabe no que está se metendo quando tem um filho? Nada pode nos preparar para todos os desafios que a paternidade traz . Todos nós aprendemos à medida que avançamos, e isso inclui mães adolescentes. Em vez de repreendê-la, ensine-lhe algo útil ou ajude-a.

7. 'Você tinha um futuro brilhante pela frente.'

Esta é de longe a pior coisa para se dizer a uma mãe adolescente. É o mesmo que dizer 'que pena' ou 'que desperdício'. Isso implica que só porque ela teve um bebê na adolescência, seu futuro brilhante não é mais brilhante-apenas problemas e nuvens de tempestade daqui em diante.

Novamente, por que plantar essa semente? Sim, terminar o ensino médio, frequentar a faculdade ou ir atrás da carreira dos seus sonhos é extremamente difícil quando você é uma mãe adolescente . Mas não é impossível. E é disso que ela precisa ser lembrada. O incentivo e o apoio levam a melhores resultados.