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6 razões pelas quais você se odeia (e como combater a auto-aversão)

Foto: Pexels via Canva

O ódio é um dos emoções mais comuns todos nós temos em comum - infelizmente, isso às vezes inclui ódio de si mesmo.



'Por que eu me odeio?' você pode se perguntar enquanto se separa uma e outra vez. A verdade é que o ódio de si mesmo pode ser causado por muitos problemas subjacentes, incluindo não gostar de sua aparência, de como você age, de como é sua personalidade ou de como você soa.



Hoje em dia, um dos maiores contribuintes para muitos de nossos sentimentos de auto-ódio são as mídias sociais e a comparação de nós mesmos com outras pessoas que vemos online. Mas se você tem sentimentos de auto-ódio ou auto-aversão, você não está sozinho.

O que é auto-ódio?

Auto-ódio é uma crítica extrema de si mesmo. O conceito descreve um sentimento contínuo de inadequação, culpa e/ou baixa auto-estima. Alguém que experimenta ódio de si mesmo pensaria ou sentiria como se não fosse digno ou que qualquer coisa que fizesse nunca seria bom o suficiente.

Existem várias causas de ódio de si mesmo, que podem incluir um crítico interno negativo, trauma passado, uma experiência ruim na infância, bullying e até mesmo relacionamentos ruins. Se você costuma buscar segurança, sabotar seu sucesso, se isolar ou se negligenciar, pode estar lutando contra o ódio de si mesmo.



O ódio de si mesmo pode, na verdade, ser um fator limitante para obter conquistas ou alcançar seus objetivos. Também pode acelerar condições de saúde mental, como ansiedade ou depressão. Uma vez que você começa a se odiar, pode ficar preso em uma espiral descendente de ódio, porque quanto mais você odeia, mais o sentimento cresce, até que você nem se reconhece.

Por que eu me odeio?

1. Você tem um crítico interno negativo.

Auto-ódio pode levar você a desenvolver uma voz interior áspera , o que pode lhe dizer coisas como você não é digno de amor ou sucesso, que você é inútil e pequeno, que você não pode fazer nada certo e está sempre te rebaixando.

Pode comparar você com outras pessoas ou dizer que você não é bom o suficiente e fazer você se sentir uma fraude. Se você não tentar confrontar seu crítico interno depois de um tempo, pode acabar experimentando paranóia.



Você não quer chegar ao ponto em que começa a acreditar nas coisas que seu crítico interior diz que são verdadeiras, então quanto mais cedo você enfrentar isso, melhor. Quanto mais você ouve esse crítico interior, mais poder você dá a ele, e então você pode começar a projetá-lo em outras pessoas. E ninguém quer isso.

2. Você teve experiências traumáticas na infância.

Pais muito críticos ou rígidos podem desencadear auto-ódio na idade adulta .



Se seus pais estavam com raiva ou estressados ​​o tempo todo e não lhe deram o tempo e a atenção de que você precisava, você pode ter começado a se odiar ou pensar que foi por causa de algo que você fez.

Outros traumas de infância, como abuso, negligência e excesso de controle, podem contribuir para que você crie uma voz interior negativa.

3. Você sofreu bullying.

Se você fosse um vítima de bullying na escola , em seu local de trabalho ou em um relacionamento, essas memórias podem criar um impacto duradouro em sua saúde mental. Se continuar por muito tempo, pode afetar seu autoconceito e prejudicar sua autoestima.



Sua voz interior também pode começar a repetir as coisas que os agressores lhe disseram no passado e isso pode significar que você não processou totalmente esses eventos do passado para se livrar deles. Portanto, tudo o que eles dizem a você é perpetuado por sua voz interior negativa.

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4. Você sofreu com um relacionamento ruim.

Se você teve um relacionamento tóxico, esse pode ser o motivo pelo qual você se odeia ou não gosta muito de si mesmo.

Se o seu parceiro ou amigo anterior sempre o rebaixava, zombava de você, gritava com você o tempo todo e falava de você pelas costas, você pode ter começado a acreditar em tudo o que eles diziam. Isso é difícil de abalar quando você tem sentimentos por essa pessoa.

5. Você tem baixa auto-estima.

Às vezes, não são apenas as outras pessoas que fazem com que você desenvolva ódio de si mesmo. Às vezes, você começa a se odiar porque tem um autoconceito negativo, uma autoimagem ruim e uma baixa autoestima.

Os pensamentos de auto-ódio são tão poderosos que podem transformar um pequeno problema em um problema muito maior. Você pode perceber que foi tímido ou desajeitado ao conhecer alguém novo e então não consegue parar de pensar demais.

Você então se faz acreditar que todo mundo te odeia e acha que você é irritante, apenas perpetuando seus sentimentos de ódio por si mesmo.

6. Você sofre de um distúrbio de saúde mental.

Problemas de saúde mental podem contribuir para que você desenvolva ódio de si mesmo, incluindo condições de saúde mental como ansiedade e depressão .

Para pessoas com depressão, sentimentos de desesperança, culpa e vergonha farão com que a pessoa sinta que não é suficiente. Esses sentimentos fazem você se sentir isolado, como se não fosse digno o suficiente, e levam a maus hábitos, como abuso de substâncias, para lidar com isso.

O que fazer quando você se odeia

Para combater seu ódio por si mesmo, você precisa aprender a autoaceitação e praticar a autocompaixão. treinador de vida Ann Papayoti diz que essas são a 'chave para afastar esses pensamentos negativos de sua mente'.

'Quando a vida o derrubou de alguma forma, pode ser difícil acessar o que você 'não odeia' em si mesmo', diz Papayoti, mas se você não tentar, 'autocrítica, julgamento e comparação com outros irão te manter para baixo.'

Se você quer parar de se sentir mal, precisa trabalhar para reformular sua mentalidade para o ódio de si mesmo, para que possa aprender a autoaceitação, o amor e a apreciação por sua singularidade e 'você se libertará da dura punição da autopunição'. ódio', acrescenta Papayoti.

Aqui estão 4 outras coisas que você pode fazer para combater seu ódio por si mesmo.

1. Enfrente e responda ao seu crítico interior.

Quando você se torna mais consciente de suas emoções e de seus gatilhos, pode começar a perceber os pensamentos recorrentes que experimenta quando enfrenta coisas negativas. Você pode então se perguntar se esses pensamentos recorrentes são realmente reais ou se são apenas distorções e não são reais.

Enfrente seu valentão interior com argumentos contra as críticas que ele faz a você. Se você não consegue enfrentar sua própria voz negativa, imagine que você é a voz de uma pessoa mais forte do que você imagina e seja mais esperto que a voz interna crítica em sua cabeça.

Você também pode fazer isso por meio de métodos terapêuticos para ajudar seu eu interior a se curar, como meditação, registro no diário e alimentação saudável.

De acordo com o coach de carreira e autor Susan Kulakowski, você pode combater a auto-sabotagem física 'dormindo o suficiente e regularmente; nutrindo seu corpo com refeições consistentes e saudáveis, água suficiente e algum exercício'.

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2. Pratique a autocompaixão.

Tentar praticando a compaixão consigo mesmo em vez de se odiar. Você pode tentar ver as coisas sob uma nova luz e, em vez de se concentrar em todas as coisas negativas, concentre-se em todas as coisas positivas que realizou. Tente reenquadrar as situações ruins em sua vida e seja mais gentil consigo mesmo.

Se você tentar a terapia focada na compaixão, poderá melhorar a auto-estima e, portanto, reduzir o ódio de si mesmo.

De acordo com Kulakowski, você deve se considerar mental e emocionalmente com o mesmo amor, atenção e gentileza que ofereceria a um ente querido que está sofrendo.

'Lembre-se de que você é 'apenas' humano e perdoe a si mesmo. Comece de novo: seja qual for o obstáculo ou falha que o esteja impedindo, reconheça-o e, em seguida, supere-o, contorne-o ou atravesse-o. Confie em si mesmo e reconheça-se como uma pessoa maior, mais pessoa poderosa do que este momento parece mostrar”, diz Kulakowski.

3. Passe seu tempo com pessoas positivas.

De acordo com hipnoterapeuta clínico e coach de vida espiritual Keya Murthy , aprender a parar de odiar por conta própria não é um ato fácil. 'Você tem que estar na presença de pessoas que podem te amar imensamente e através do contato constante e contínuo com essa pessoa ou grupo de pessoas você aprenderá a parar de se odiar e começar a se amar', explica ela.

Se você não tem amigos ou familiares que possam ajudá-lo a se sentir bem, você deve tentar se juntar a alguns grupos de apoio ao auto-ódio e obter a ajuda necessária de outras pessoas que passaram pela mesma coisa e ensiná-lo seus caminhos. para combater o auto-ódio.

4. Faça terapia.

Às vezes, a melhor coisa que você pode fazer para combater o ódio de si mesmo é entrar em contato com um profissional de saúde mental, como um terapeuta, para falar sobre seus sentimentos. Com seu terapeuta, você pode 'trabalhar a autoestima e o valor próprio por meio de afirmações positivas e visualizações de um eu futuro amoroso', de acordo com Murthy.

Embora você possa praticar sozinho para mudar sua mentalidade, um terapeuta tem ferramentas e métodos para tentar diminuir a voz interna negativa em sua cabeça e ajudará a conversar com você sobre as coisas sem se distrair com sua voz interior.

5. Cuide-se.

As pessoas que sofrem de auto-ódio costumam ter um comportamento autodestrutivo. Para combater isso, tente se concentrar em atividades de autocuidado. Cuidar de si mesmo e criar uma rotina de autocuidado pode ajudá-lo a aumentar a felicidade, reduzir o estresse e até eliminar a ansiedade e a depressão.

Tente comer uma dieta mais saudável, faça algum exercício, durma bem e reduza o tempo de tela. Também pode ser uma boa ideia começar a escrever no diário.

6. Pratique meditação.

A meditação também pode ser muito útil se você sentir que não consegue se desligar dos pensamentos negativos. Parar para respirar profundamente e meditar pode ajudá-lo a desligar aquelas vozes em sua cabeça que dizem que você não é bom o suficiente.

Isso o ajudará a dar um passo para trás e focar seus pensamentos em outra coisa. Quanto mais você fizer isso, melhor você se sentirá.

Como sempre, se você sente que não pode lidar com isso sozinho, procurar um profissional para ajudá-lo com sua saúde mental costuma ser encorajado e é uma excelente ideia.

Se você sofre de ansiedade e depressão, você não está sozinho. A ajuda está disponível para você. Associação de Ansiedade e Depressão da América oferece recursos para obter a ajuda de que você precisa.