Amor

5 etapas a serem executadas quando você estiver pronto para se abrir emocionalmente

5 etapas para se abrir emocionalmente em seu relacionamento

Para muitos de nós, ser vulnerável em um relacionamento pode ser assustador.

O medo da intimidade é o principal motivo pelo qual as pessoas não se abrem, emocionalmente, com outra pessoa. Mas não é uma sentença de prisão perpétua - você pode aprender absolutamente como se abrir para as pessoas, mesmo em relacionamentos românticos (onde às vezes pode ser um desafio ainda maior).

Eu defino intimidade como sentir-se seguro com outra pessoa quando você expõe quem você é a ela. A intimidade envolve proteger seu ente querido em vez de explorar suas vulnerabilidades.

Há uma grande variedade de emoções e comportamentos que aumentam a intimidade, ou o aprofundamento, de seu relacionamento. Seus próprios sentimentos são a chave para descobrir quais comportamentos de construção de intimidade funcionarão para você.

simbolismo do pica-pau ruivo

Se você deseja um relacionamento mais próximo, mais profundo e emocionalmente seguro, tome a decisão de identificar seus sentimentos e compartilhá-los com seu parceiro.

Aprender como expressar emoções o ajudará em todos os relacionamentos que você tiver na vida - e o ajudará em seus relacionamentos íntimos por toda a vida.

RELACIONADO: 5 maneiras pelas quais a vulnerabilidade leva a relacionamentos duradouros

Aqui estão algumas dicas para aprender como ser mais aberto e falar sobre seus sentimentos com mais facilidade:

1. Identifique seus sentimentos.

Como você pode identificar o que está sentindo?

Perceba os movimentos e sensações do seu corpo. Você está sentindo um aperto no peito? Seu coração dói? Você está sorrindo ou carrancudo?

Depois de perceber a sensação do seu corpo, você pode identificar a sensação associada a ele.

Você pode encontrar muitos termos para descrever seus sentimentos por meio de uma rápida pesquisa no Google. Procure 'palavras de sentimento' e escolha uma lista de termos com os quais você se identifica. Mantenha um rastreador emocional e anote as palavras quatro ou cinco vezes por dia. Documente o que você está sentindo no café da manhã, almoço, jantar e hora de dormir por uma semana e procure por tendências ou padrões.

2. Fale sobre isso.

Depois de identificar seus sentimentos, você pode decidir compartilhá-los com seu parceiro ou interesse amoroso principal. Se isso for novo para você, você se sentirá desconfortável, o que é normal.

Quanto mais você praticar compartilhar seus sentimentos, mais natural parecerá.

Você sempre tem a opção de não compartilhar seus sentimentos. Ao reter seus sentimentos, você está optando por limitar o nível de intimidade entre você e seu parceiro. Seu parceiro não pode conhecer o verdadeiro você a menos que você os deixe entrar em seu mundo, abrindo-se.

RELACIONADO: Para encontrar um amor profundo e verdadeiro, você deve ser vulnerável

3. Ouça.

Compartilhar seus sentimentos é o ponto de partida. Você também pode optar por ouvir os sentimentos de seu parceiro.

Isso pode ser um desafio se você não tiver feito isso antes.

Você vai querer dar toda a sua atenção. Ouvir seu parceiro não é o momento de multitarefa (jogar um videogame enquanto assiste TV e tentar ouvir seu parceiro ao mesmo tempo não funciona bem).

Desligue a tecnologia e mantenha contato visual com seu parceiro. Ouça para compreender os sentimentos de seu parceiro.

4. Validar os sentimentos um do outro .

Quando crianças, vocês podem ter entendido a mensagem de que não é bom sentir.

Disseram para você 'pare de chorar ou eu lhe darei um motivo para chorar?' Frases como esta invalidam a capacidade da criança de definir sua própria experiência e sentimentos.

Validar sentimentos ajuda a pessoa a confiar em suas próprias emoções.

Regra prática: escute e repita os sentimentos de seu parceiro com suas próprias palavras, expressando que você entendeu o que ouviu. Pergunte ao seu parceiro se ele deseja conselhos ou ideias para a solução de problemas. Esteja pronto para eles dizerem não.