Desgosto

21 sinais de que você está em um relacionamento emocionalmente abusivo

21 Significa Você

A violência doméstica parece estar na vanguarda da mídia cada vez com mais frequência nos dias de hoje. Isso se deve em parte aos incidentes abusivos envolvendo figuras do esporte ou celebridades que vêm à tona, bem como YouTubers e figuras públicas falando e compartilhando suas próprias experiências pessoais em relacionamentos emocionalmente abusivos como uma lição de precaução para os outros.

o que o número 44 significa espiritualmente

O comportamento abusivo nem sempre é tão óbvio quanto o abuso físico, como ser atingido ou empurrado, ou o abuso verbal, como ser xingado ou xingado.

Na verdade, o abuso muitas vezes pode ser dissimulado e sutil.

Você pode se sentir confuso sobre seu relacionamento, desequilibrado ou como se estivesse 'pisando em ovos' o tempo todo. Este é o tipo de abuso que geralmente se aproxima de você e ocorre com mais frequência à medida que você se torna mais entrincheirado no relacionamento.

Estou falando aqui sobre abuso psicológico, também conhecido como abuso mental ou emocional.

O que é abuso emocional ou psicológico?

O abuso psicológico ocorre quando uma pessoa no relacionamento tenta controlar as informações disponíveis para outra pessoa com a intenção de manipular o senso de realidade dessa pessoa ou sua visão do que é aceitável e não aceitável. Muitas vezes contém um forte conteúdo emocionalmente manipulador e ameaças destinadas a forçar a vítima a cumprir os desejos do agressor .

RELACIONADO: Sinais assustadores de que você está sendo chantageado emocionalmente em seu relacionamento

Todo abuso tem um grande impacto na auto-estima. A pessoa abusada começa a se sentir desamparada e possivelmente até sem esperança.

Além disso, muitos abusadores mentais são adeptos de convencer a vítima de que o abuso é sua culpa. De alguma forma, a vítima é responsável pelo que aconteceu.

Uma das formas mais sofisticadas de abuso psicológico é muitas vezes referido como 'iluminação a gás'.

Isso acontece quando informações falsas são apresentadas com a intenção de fazer as vítimas duvidarem de sua própria memória, percepção e sanidade. Os exemplos podem variar simplesmente desde o agressor negando que incidentes abusivos anteriores ocorreram até a encenação de eventos bizarros com a intenção de confundir a vítima.

Certa vez, ouvi uma cliente me contar que seu marido negou um caso depois que ela encontrou um e-mail atrevido para outra mulher em seu computador e o confrontou. O marido negou veementemente qualquer responsabilidade por suas ações, chegando a enviar um e-mail para o técnico perguntando como sua conta poderia ter sido hackeada e exigindo que ele fosse o problema!

Outra forma comum de abuso emocional é dizer: 'Eu te amo, mas ...'

Isso pode parecer bom no início, mas é tanto uma crítica disfarçada quanto uma ameaça. Indica: 'Eu te amo agora, mas se você não parar com isso ou aquilo, meu amor será levado embora.'

Esses golpes constantes lentamente despojam sua auto-estima. Os abusadores recebem muito reforço usando a palavra 'amor', pois ela parece se tornar uma palavra mágica para controlar você.

RELACIONADO: A dolorosa realidade de ser abusado emocionalmente por um ex todos os dias

Os abusadores às vezes fazem o que chamo de 'jogar um osso para você'.

tamanhos de pau de celebridades

Já ouvi inúmeras vezes de clientes que seu parceiro era 'legal', 'elogioso', 'me deu um presente' etc., como se isso devesse apagar todo o mau tratamento. Você precisa entender que isso faz parte da dinâmica e do ciclo do abuso.

Na verdade, é raro que relacionamentos abusivos não tenham esses momentos (muitas vezes intensos) de se sentir bem, completos com desculpas abertamente sinceras e tentativas de compensar o mau comportamento.

A vítima se apega à esperança durante esses momentos, e o agressor sabe disso.

Aqui estão 21 sinais de abuso emocional a serem observados se você acha que você ou um amigo podem estar em um relacionamento psicologicamente abusivo:

1. Humilhando ou constrangendo você

2. Colocando você constantemente para baixo